Cliente
A Federação Europeia dos Caminhos de Santiago é uma entidade europeia representante da rota cultural dos Caminhos de Santiago. Esta rota está presente em diferentes países que integram a Federação. Os peregrinos já fazem este caminho desde o século IX a fim de venerar as relíquias do apóstolo Santiago, cujo suposto túmulo se encontra na Catedral de Santiago da Compostela, em Espanha.
Desafios e Objetivos
A Federação procurou a Codepoint para a ajudar com os seguintes objetivos: oferecer mais visibilidade e notoridade ao movimento cultural e caminho espiritual que representam os caminhos de Santiago espalhados pela Europa.
A responsabilidade central que caiu sobre nós foi a criação de aplicação móvel (Android e iOS), o backoffice e a API e assegurar a manutenção dos mesmos.
Ciente do número de peregrinos que percorrem as rotas de Santiago anualmente, a Federação detetou uma oportunidade de crescimento e decidiu investir. A intenção central do cliente era central a sua atenção no peregrino e reunir todas as suas energias na criação de maior apoio, informação, diversão e segurança. Ao responder a essas necessidades e ao superar as expectativas dos participantes era expectável que o número de peregrinos aumentasse.
Na criação de um produto digital que fosse acessível a todos, o cliente confiou nas tecnologias que sugerimos. A solução para o briefing parecia desenrolar-se numa aplicação móvel que funcionasse como um “mapa de bolso”, a ser usada pelos peregrinos do Caminho de Santiago.
Esta aplicação móvel foi desenhada para ser uma ferramenta que oferecesse ao peregrino uma experiência didática, divertida e completa. A aplicação interativa dá acesso a mapas interativos, rotas e pontos de interesse, partilhando simultaneamente, a sua informação e história. O desafio começou a ser mais claro: criar um produto que tornasse a sua caminhada mais rica em conhecimento, divertida e segura.
Este aplicação também tem um factor de gamificação, uma vez que os peregrinos têm carimbos para os locais que visitam como prova oficial de que lá estiveram. A fim de motivar os peregrinos a obter todos os carimbos existentes existe a possibilidade de pedir à Federação Europeia dos Caminhos de Santiago uma certificação oficial.
O objetivo da app era criar uma ferramenta de bolso que ajudasse os peregrinos a ter a experiência mais rica possível. Para tal, nós definimos quatro categorias que respondessem a todas as necessidades: Explorar, Mapa, Credencial e Perfil.
Explorar descrição breve do caminho selecionado: a sua distância total e nível de dificuldade, a sua história, cidades incluídas no caminho, pontos de interesse a visitar e menção dos locais de socorro.
O mapa permite ao peregrino ver a sua posição no mapa e o caminho que escolheu e os seus pontos de interesse.
A credencial permite aos utilizadores assinalar todos os pontos de interesse que visitam, criando assim o efeito de gamificação; adicionar o carimbo; adicionar um ponto de interesse à sua credencial; ler o QR code de um ponto de interesse.
O perfil permite ao utilizador definir informação sobre a sua conta, ver os seus favoritos, etc.
Como o projeto trabalha com diferentes entidades, cada uma é responsabilidade pelos caminhos no seu país. Criar um sistema de gestão de conteúdo foi essencial para ter a informação sempre atualizada para os peregrinos.
A Federação Europeia do Caminho de Santiago conseguiu obter uma aplicação inovadora e educativa que prestasse todo o apoio necessário aos peregrinos que embarcassem na aventura de percorrer o itinerário europeu cultural. A nossa contribuição tem passado por assegurar que os elementos do projeto estão atualizados e a funcionar corretamente.