Cliente
IODOMI é uma empresa sueca fundada por Xiao e Sebastian, um arquiteto e um designer. Juntos identificaram um problema: todas as empresas de design existem principalmente nas grandes cidades, ignorando o resto da população. A IODOMI surge para preencher esta lacuna, como uma plataforma de design, que proporciona acesso a serviços profissionais de designers experientes a partir do conforto da sua casa, a um preço acessível.
Desafios e Objetivos
O desafio era criar uma aplicação web para unir designers de interiores profissionais e pessoas que necessitam de serviços de design. Os designers têm um local para mostrar o seu trabalho anterior e os clientes podem contratá-los para os seus projetos.
Na concepção do produto estavam dois conjuntos de utilizadores: designers e clientes. Cada um deles tinha necessidades muito diferentes e únicas.
Designers
Uma das maiores dificuldades para muitos designers de interiores é encontrar clientes. A IODOMI dá-lhes a oportunidade de se darem a conhecer, de mostrarem os seus projetos e o estilo em que são especializados. Desta forma, os clientes irão encontrá-los eles mesmos.
Clientes
Realizar o seu design de sonho em sua casa deveria ser possível, independentemente do local onde vive. Não se deve conformar com trabalhar com designers que não adora, apenas porque eles vivem perto de si. Os clientes escolherão a plataforma IODOMI, pela experiência personalizada: um design inspirado no seu estilo preferido, a facilidade na comunicação e confiança.
Clientes
O percurso inclui um ponto de entrada e cobre os vários passos que um utilizador tem de dar, para completar uma ação específica: comprar um pacote. Para começar, os clientes devem inscrever-se na plataforma, preencher as suas informações pessoais e responder ao questionário de estilo pessoal. Depois de definir o seu estilo, os clientes podem ver a lista de designers disponíveis e escolher com quem gostariam de trabalhar.
Depois, quando estiver pronto para iniciar um projeto, discute todos os detalhes em conjunto com o profissional, para obterem o seu design de sonho. Quando o cliente estiver satisfeito com o resultado final, pode adquirir o pacote: que pode incluir a lista de compras, o design final e o plano da planta.
Designers
Os designers candidatam-se à plataforma, respondendo a um formulário. Mais tarde, a IODOMI aprova-os. Quando isso acontecer, os artistas podem entrar e construir o seu perfil: apresentar-se, carregar o seu portfólio, referir o estilo em que são especializados e apontar a sua disponibilidade. Os clientes podem também ver trabalhos anteriores realizados na IODOMI no perfil dos designers, com classificações dos clientes, para que possam escolher com mais confiança.
As primeiras wireframes de alta fidelidade que realmente desenvolvemos foram as da IODOMI em 2017. Esta experiência de reunir o cliente e a equipa foi uma experiência tão interactiva, que nos abriu os olhos. Este passo é imprescindível para cada produto. Conduziu a um protótipo de alta-fidelidade, que nos deu uma visão clara do objectivo final. A comparação de wireframes e layout para esta aplicação web dar-lhe-á a mesma percepção porque trouxeram muita profundidade ao produto.
Com as wireframes, a Xiao validou a ideia do produto, fazendo vários testes com designers e clientes antes de iniciar o desenvolvimento. Este processo permitiu-lhe compreender como a aplicação web iria melhorar a experiência tanto para os designers como para os clientes.
A definição do processo foi demorada, mas valeu a pena. Sem isto, não funcionaria para diferentes serviços, designers e clientes simultaneamente.
O principal objetivo da plataforma é conseguir fazer com que as pessoas queiram trabalhar com profissionais da IODOMI. Para tal, a aplicação web oferece uma vasta lista de designers formados em diferentes estilos para satisfazer todas as necessidades dos utilizadores. Para iniciar um projecto, o utilizador deve:
O chat foi criado com dois objetivos. Em primeiro lugar, para que os clientes pudessem falar, dar seguimento ao trabalho que desenvolvem com o designer que contrataram e discutir algumas ideias. Além disso, se os clientes quiserem ter consultas de design, podem clicar em "pedir conselhos gratuitos" e um designer será designado aleatoriamente para conversar com ele.
Ao criar uma conta, o designer pode construir o seu perfil e falar um pouco de si próprio e do seu trabalho - mencionando as categorias do estilo em que se especializa, fazer o upload do seu portfólio e adicionar os links referentes às suas redes sociais.
Os designers podem estar a par de tudo, olhando para os seus "Pedidos de Quarto", tendo a possibilidade de pesquisar pelos projetos em progresso e ver os acabados.
O crescimento da plataforma foi uma das nossas prioridades. A nível tecnológico havia muitas coisas que podíamos fazer para melhorar o processo do projeto. É claro que, do ponto de vista técnico, havia um milhão de coisas que podíamos fazer para melhorar o processo do projeto, mas primeiro era mais importante validar o modelo de negócio, o que exigiria clientes. Tornar o website partilhável era uma das estratégias. A outra era permitir aos utilizadores oferecer a decoração de divisões através da compra de um pacote para um amigo.
Operações no ponto
Para que gerissem todas as operações: o conteúdo do website e a aprovação dos designers na plataforma, criámos um backoffice para a IODOMI. O que também lhes deu acesso a projectos actuais e passados e a estatísticas úteis: ranking de designer, ranking de avaliações de designer, estilos mais escolhidos, melhores clientes, produtos mais vendidos, e mais... A informação é rainha!
Sabemos como o tempo é valioso para as startups no sentido de serem os primeiros a preencher a lacuna das necessidades dos utilizadores no mercado. Por essa razão, lançamos, com sucesso, o MVP em muito pouco tempo. Ao reunir as nossas competências empresariais e de desenvolvimento, a Codepoint. ajudou a IODOMI a marcar a sua posição no mundo do design de interiores e a crescer.