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CIN - Filtro de Instagram

Filtros de Instagram como uma estratégia de marketing

CIN - Filtro de InstagramFiltros de Instagram como uma estratégia de marketing
Ano:2021
Serviços:UI Design, Gestão de Projeto
Indústrias:Tintas & Vernizes

Filtros do Instagram. Já tentou experimentou uns quantos, aposto. Estes utilizam realidade aumentada (AR), proporcionando uma experiência interativa que permite a introdução de objetos digitais num ambiente do mundo real. Estes efeitos podem melhorar a nossa perceção da vida real de uma forma divertida e educativa. 

As marcas têm vindo a adotar esta ferramenta como estratégia de marketing pois querem dar aos seus atuais ou potenciais clientes experiências gratuitas e divertidas relacionadas com o seu produto. Esta tornou-se a derradeira estratégia de marketing para as marcas criarem relações com o seu público-alvo. De um modo geral, existem dois objetivos de marketing associados a estes filtros. Um é a praticabilidade (dar às pessoas a oportunidade de experimentarem o seu produto à distância, como óculos de sol, chapéus ou tinta na parede) e outro é o entretenimento. O segundo ajuda as marcas a criarem uma ligação emocional com os seus clientes. E era exatamente isso que pretendíamos.

QUE COR TE CALHOU?

Bem, esta é uma história engraçada. Enquanto estávamos a falar de trabalho, com o nosso cliente CIN ao almoço, _ perguntou-nos se conseguíamos criar um filtro para o Instagram, já que a CIN é uma empresa que traz cor às casas das pessoas, queriam trazer um splash de cor para a vida digital das pessoas. Nunca o tínhamos feito antes. Mas isso não nos impediu de tentar. Na verdade, isso pareceu-nos um grande desafio e a nossa equipa adora-os. 

Por isso fizemos a nossa pesquisa, alguns testes e tivemos uma grande ideia. 

Criámos uma polaroid com a pergunta “Qual é a cor do teu dia?” com cores a aparecer aleatoriamente. Cada cor foi escolhida da palete de cores tinha o seu código CIN incluído. Além disso, cada cor tinha também uma frase associada a ela, por exemplo a cor amarela tinha a frase “raio de sol”.

VAMOS FAZER MAGIA

Para criar esta polaroid, utilizámos a ferramenta Spark AR Studio. Para adicionar movimento, decidimos incluir alguns dos ícones da marca CIN no fundo, a cair. Começámos por identificar o rosto e o seu movimento, depois acrescentamos um fundo transparente atrás (para que os ícones CIN que estavam a cair ficassem à frente dos elementos que rodeassem a pessoa). 

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Para isso, estudámos várias velocidades para compreender o que funcionava melhor. Após termos escolhido os ícones CIN que queríamos utilizar, criámos algumas regras relativas à forma como eles iriam aparecer. A sequência e frequência dos ícones gerados, bem como a sua posição eram aleatórias, mas, claro, sempre dentro dos parâmetros estabelecidos por nós, de modo a não se sobreporem ao rosto da pessoa.

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RESULTADO

Com esta campanha de marketing, demos a conhecer as opções de cor CIN às pessoas e, ao mesmo tempo, arrancar um sorriso aos utilizadores com uma frase alegre. Por detrás de tudo isto, está a ideia de que as cores podem mudar a forma como nos sentimos e ter impacto em nós. O mesmo acontece se introduzir cor no interior de sua casa, nas paredes do seu quarto, por exemplo... Uma simples pincelada de cor pode mudar o seu estado de espírito.

Testemunho
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Liliana Soares
Deputy Marketing Managerlogo
Este filtro foi o nosso primeiro para o Instagram e Facebook e o processo não podia ter sido mais suave para nós. A equipa da Codepoint facilitou todo o processo, participando ativamente e sugerindo novas formas de melhorar a experiência para o utilizador. Não poderia ter corrido melhor esta nossa iniciativa que faz parte da missão da CIN de trazer um splash de cor para a vida das pessoas.
Liliana Soares
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