CIN - Filtro de Instagram
Filtros de Instagram como uma estratégia de marketing
Filtros do Instagram. Já tentou experimentou uns quantos, aposto. Estes utilizam realidade aumentada (AR), proporcionando uma experiência interativa que permite a introdução de objetos digitais num ambiente do mundo real. Estes efeitos podem melhorar a nossa perceção da vida real de uma forma divertida e educativa.
As marcas têm vindo a adotar esta ferramenta como estratégia de marketing pois querem dar aos seus atuais ou potenciais clientes experiências gratuitas e divertidas relacionadas com o seu produto. Esta tornou-se a derradeira estratégia de marketing para as marcas criarem relações com o seu público-alvo. De um modo geral, existem dois objetivos de marketing associados a estes filtros. Um é a praticabilidade (dar às pessoas a oportunidade de experimentarem o seu produto à distância, como óculos de sol, chapéus ou tinta na parede) e outro é o entretenimento. O segundo ajuda as marcas a criarem uma ligação emocional com os seus clientes. E era exatamente isso que pretendíamos.
Bem, esta é uma história engraçada. Enquanto estávamos a falar de trabalho, com o nosso cliente CIN ao almoço, _ perguntou-nos se conseguíamos criar um filtro para o Instagram, já que a CIN é uma empresa que traz cor às casas das pessoas, queriam trazer um splash de cor para a vida digital das pessoas. Nunca o tínhamos feito antes. Mas isso não nos impediu de tentar. Na verdade, isso pareceu-nos um grande desafio e a nossa equipa adora-os.
Por isso fizemos a nossa pesquisa, alguns testes e tivemos uma grande ideia.
Criámos uma polaroid com a pergunta “Qual é a cor do teu dia?” com cores a aparecer aleatoriamente. Cada cor foi escolhida da palete de cores tinha o seu código CIN incluído. Além disso, cada cor tinha também uma frase associada a ela, por exemplo a cor amarela tinha a frase “raio de sol”.
Para criar esta polaroid, utilizámos a ferramenta Spark AR Studio. Para adicionar movimento, decidimos incluir alguns dos ícones da marca CIN no fundo, a cair. Começámos por identificar o rosto e o seu movimento, depois acrescentamos um fundo transparente atrás (para que os ícones CIN que estavam a cair ficassem à frente dos elementos que rodeassem a pessoa).
Para isso, estudámos várias velocidades para compreender o que funcionava melhor. Após termos escolhido os ícones CIN que queríamos utilizar, criámos algumas regras relativas à forma como eles iriam aparecer. A sequência e frequência dos ícones gerados, bem como a sua posição eram aleatórias, mas, claro, sempre dentro dos parâmetros estabelecidos por nós, de modo a não se sobreporem ao rosto da pessoa.
Com esta campanha de marketing, demos a conhecer as opções de cor CIN às pessoas e, ao mesmo tempo, arrancar um sorriso aos utilizadores com uma frase alegre. Por detrás de tudo isto, está a ideia de que as cores podem mudar a forma como nos sentimos e ter impacto em nós. O mesmo acontece se introduzir cor no interior de sua casa, nas paredes do seu quarto, por exemplo... Uma simples pincelada de cor pode mudar o seu estado de espírito.