Cliente
AAUMinho é uma associação académica da Universidade do Minho que se encarrega de responder às necessidades dos estudantes, sendo a estrutura representante e comunidade de todos os estudantes da Universidade. A associação organiza anualmente o START POINT Summit - um evento que promove o contacto direto entre os participantes e o mercado de trabalho. Neste Summit os estudantes podem descobrir novas oportunidades de emprego, fazer network e aprender com os melhores experts.
Desafios e Objetivos
O nosso cliente queria uma aplicação móvel que fosse uma ferramenta de evolução digital para o evento. O objetivo era trazer mais valor para os participantes e, ao mesmo tempo, tornar a organização do evento mais fácil. O desafio para a nossa equipa era motivar os estudantes a participar em actividades e visitar o maior número possível de stands. No que diz respeito às empresas presentes no evento, o desafio passava por facilitar o acesso às informações sobre os participantes (CV, perfil).
Com 10 anos de experiência na organização deste Summit, o nosso cliente tinha uma grande percepção e feedback através dos eventos anteriores. Essa informação foi crucial para nós, porque eles conheciam as necessidades e expectativas dos seus participantes. Por isso, tiramos proveito desse conhecimento para melhorar toda a experiência.
Queríamos aumentar a participação dos estudantes nas atividades e a interação com as booths das empresas. A questão era: "Como?". Depois de algum brainstorming, finalmente tivemos uma ideia. Toda a gente adora jogos, então e se transformarmos isto numa competição? Cada vez que um estudante visita uma empresa ou participa numa atividade, ganha pontos. E no final, os estudantes com mais pontos ganham os prémios.
O nosso maior desafio era descobrir como é que os estudantes receberiam esses pontos. Se cada empresa tivesse o seu código QR no seu stand e os estudantes tivessem de o ler, muito provavelmente fariam o scan, obteriam os pontos e partiriam. Mas a ideia era promover conversas. Assim, decidimos que cada estudante deveria ter o seu próprio QR code com as suas respetivas informações (CV, perfil) e cada vez que visitassem um stand ou participassem numa actividade, o representante da empresa ou os voluntários liam-no. Mais viável, certo?
Depois de compreender como seria todo o fluxo, chegamos à conclusão de que seriam necessários três tipos de perfis: estudantes, empresas e voluntários. Concentramo-nos mais nos dois primeiros, pois são eles os principais stakeholders neste evento. A fim de perceber quais eram as nossas oportunidades e as possíveis melhorias, traçamos as journeys dos estudantes e das empresas. Isso deu-nos maior entendimento para a realização de um brainstorming mais fundamentado e para sugerir características novas e surpreendentes.
Após criar wireframes e antes de passarmos para um protótipo de alta fidelidade, decidimos fazer testes de utilizador para compreender se todas as coisas na nossa aplicação faziam sentido. Porque é que escolhemos testá-lo tão cedo? Normalmente fazemos isso para testar a experiência do utilizador em vez da sua aparência visual. Além disso, ajuda a detectar problemas numa fase anterior e que o custo da mudança é muito mais baixo do que em fases posteriores.
Criámos um protótipo clicável de baixa fidelidade e testámo-lo com dois grupos de estudantes. Um já foi ao START POINT Summit ou em eventos semelhantes e outro ainda não. Preparámos uma lista específica de tarefas que nos poderiam ajudar a compreender os pontos fracos da aplicação. Durante as nossas chamadas Zoom, os estudantes foram convidados a realizar tarefas e a pensar em voz alta enquanto observávamos as suas reações e interações com a mesma.
Os testes com os utilizadores deram-nos feedback muito valioso, mas a maior conclusão foi que algumas características que eram óbvias para as pessoas que estavam familiarizadas com este tipo de evento, não eram tão óbvias para os novos participantes. Foi então que compreendemos que tínhamos de a adaptar para ambos os tipos de utilizadores.
Como a START POINT Summit não é um evento único e os organizadores têm muitos planos para futuras edições, a nossa principal tarefa era criar um sistema de design universal e consistente. Isso iria permitir-nos reutilizar componentes aquando da criação de novos ecrãs e funcionalidades sem gastar demasiado tempo ou esforço.
Era importante encorajar os estudantes a tentarem fazer networking e para isso precisam de completar o seu perfil. Para facilitar e acelerar, dividimos todo o processo em 4 etapas: informação pessoal, educação, aptidões & experiência e interesses. Depois disso, a app gera um QR code que os representantes das empresas podem ler para obter informações sobre o perfil dos estudantes.
Visualizar perfil como empresa
Tal como no Linkedin, cada utilizador pode ver o seu perfil como as empresas o veem. Decidimos acrescentar uma característica semelhante para ajudar o participante a ver como o seu perfil e informação iriam ser exibidos.
A "Minha agenda" surge como uma solução a dois problemas que enfrentámos:
Perder a noção do tempo pode facilmente acontecer nestes eventos, considerando que se está rodeado por tantas coisas que acontecem ao mesmo tempo. Para não perder nada, acrescentamos notificações push sobre as próximas talks na Minha agenda. We’ve got your back, pal!
Ao entrar na aplicação, o estudante tem de escolher os seus interesses (o que está a estudar ou aquilo por que é apaixonado). Com base nessa informação, o estudante verá no topo da lista, empresas sugeridas que trabalham em indústrias relacionadas. It’s a match!
Como mencionámos anteriormente, decidimos criar um sistema de recompensa onde cada participante será recompensado por interagir com empresas, assistir a palestras e participar em atividades. Cada atividade terá um crachá associado com um número específico de pontos. Os três estudantes mais ativos receberão prémios, pelo que o objetivo dos estudantes é ganhar o maior número de pontos possível. Durante a nossa investigação também criámos um "Leaderboard" para que cada pessoa possa comparar as suas realizações com os outros participantes e ter um verdadeiro espírito de competição.
Quando uma empresa lê o QR code dos estudantes, obtém o seu perfil com informações importantes como CV, educação, interesses, etc. Se o representante da empresa estiver interessado num determinado estudante, pode guardar o seu perfil, acrescentar notas (por exemplo "tem experiência em python será adequado para o nosso próximo projeto") e contactá-lo mais tarde.
A realização de uma pesquisa muito profunda e de testes aos utilizadores ajudou-nos a encontrar soluções de alta qualidade para os problemas dos nossos clientes e dos seus utilizadores. Fomos mais longe e encontrámos características surpreendentes que não só corresponderam como excederam as expectativas dos participantes do evento.