Para esta aplicação web, identificámos dois tipos de utilizadores: externos e internos. O nosso foco principal foi nos externos: as companhias aéreas. Este grupo inclui os seguintes modelos de negócio:
O tipo de utilizador interno diz respeito à Equipa SKYPRO, que pode gerir a loja online da empresa e trabalhar para envolver todas as componentes do negócio. Eles já tinham um back office e o nosso foco era melhorar a interface e adaptá-la ao novo produto SaaS.
Quando começámos a trabalhar no design, decidimos utilizar as cores que são usadas na plataforma de ecommerce da SKYPRO para preservar o branding.
Como esta aplicação web é um produto bastante extenso e altamente funcional, decidimos criar um sistema de design extensivo para que todas as dropdowns, botões, caixas de verificação fossem consistentes e fáceis de trabalhar. O principal desafio era criar algo com amplitude e capacidade de adaptação a várias soluções, pois esta aplicação funcionaria como white label.
Preparando o futuro do produto adotou-se uma nova arquitetura de sistema que permitiu o desenvolvimento modular e maior escalabilidade. A aplicação foi dividida em três componentes: backoffice, front office e API. Esta nova estrutura reduz o esforço dos servidores e torna a experiência do utilizador mais agradável, através de uma melhor performance e maior segurança.
Algoritmo que resolve
A SKYPRO tem uma vasta experiência de trabalho com empresas, e ao longo destes anos aperceberam-se de que uma das suas dificuldades era assegurar disponibilidade, gestão de stocks e reduzir o desperdício na produção e encomendas de uniformes. Decidiram transformar este problema numa oportunidade para facilitar a vida dos seus clientes e, ao mesmo tempo, cumprir o seu objetivo comercial.
Foi assim que o algoritmo foi criado. Este prevê os itens necessários para os clientes. Com base nos dados do grupo de trabalho do cliente e influenciado pelo desempenho de encomendas anteriores. Deste modo, o algoritmo MySKYPRO é capaz de sugerir encomendas com fiabilidade. Esta foi uma ótima forma de acrescentar valor ao seu produto: através da criatividade e da resolução de problemas.
Cada companhia aérea pode ter a sua própria "loja" onde podem acrescentar artigos personalizados. Os membros da tripulação podem automaticamente encomendar o seu uniforme e mandá-lo entregar no seu domicílio. Cada vez que um novo membro da tripulação entra na equipa, agenda uma visita com o alfaiate para que este saiba as suas medidas de modo a obter o resultado perfeito.
A fim de facilitar a gestão de todos os empregados e dos seus respetivos uniformes, redesenhamos e ajudamos a implementar um espaço onde as empresas podem adicionar toda a informação necessária sobre cada membro da equipa. Este é também um passo necessário para o algoritmo funcionar, uma vez que se baseia em dotações de grupo de trabalho e do individual para cada pessoa.
O Cockpit é um painel personalizado de acordo com o utilizador com sessão iniciada. Foi criado para dar ao utilizador uma visão geral do seu negócio através de gráficos em tempo real e listagens sumárias. Isto inclui previsões, encomendas anteriores e atuais, as encomendas em curso, a quantidade de empregados por posto de trabalho, o stock disponível e etc.
Em conjunto com a SKYPRO, conseguimos criar uma versão melhorada do seu produto, algo procurado e valorizado pelos seus clientes. Como a ferramenta de gestão funcionou perfeitamente com companhias aéreas e a sua estrutura é bastante universal, a SKYPRO conseguiu alargar a sua proposta de valor a outras indústrias nas quais os trabalhadores também precisam de uniformes, e assim, expandir o seu negócio.