O poder do Software Testing

Techpoint.
15 Feb 2022
image

 

E se pudesse garantir ao seu cliente menos gastos em manutenção, melhor otimização, uma user experience mais agradável e maior fiabilidade no seu produto? 

Estas são apenas alguns dos benefícios de testar o software no desenvolvimento de um produto. A fase de testes (detetar e resolver bugs) não pode ser substimada, essencialmente nas primeiras fases do desenvolvimento, pois traz vantagens na economia de tempo e custos. Concorda?

“Software Testing” é um processo contínuo de testes, que engloba o debugging para a entrega bem-sucedida de um produto livre de erros. Uma performance que supera expectativas só acontece quando o produto passa, com sucesso, pelas múltiplas fases de teste. Cada vez que um dos nossos testers encontra um erro, identifica-o e reporta-o para que seja resolvido o quanto antes e prevenido no futuro.

O que são Agile User Stories?

A nossa empresa começou a basear-se no método “User Stories” para testar os seus produtos. “O que são User Stories?” Basicamente é uma explicação informal e geral de uma feature do software, escrita na perspetiva do utilizador-final. 

 

As user stories são um dos componentes centrais da metodologia ágil. Ajudam a fornecer uma visão centrada no utilizador acerca de uma pequena interação deste com o software, deixando a interface do utilizador e outros elementos para a equipa decidir - o que impulsiona a colaboração, a criatividade, e um produto melhor em geral.

 

As user stories não são simples requisitos de um sistema de software. Uma componente chave do desenvolvimento de software agile é colocar as pessoas primeiro: as user stories assentam nessa premissa. Depois de ler uma storie, a equipa sabe imediatamente para quem é que estão a desenvolver, para quê e o valor que isso cria (o porquê).

São as User Stories apenas pequenos poemas sobre software?

A sua estrutura pode-nos fazer lembrar um poema.. Mas a verdade é que vai além disso. O seu propósito é articular a forma como uma certa feature vai trazer valor ao cliente.

image
Significado

Tipo de utilizador: para quem nós estamos a desenvolver

Ação: o que o utilizador espera que vá acontecer

Benefício: o porquê do utilizador querer a ação

4 Benefícios Chave dos User Stories

As Histórias do utilizador dão um contexto importante à equipa e associam tarefas com o valor que essas tarefas trazem. As User Stories:

  1. Mantêm o foco no utilizador - Uma lista de afazeres mantém a equipa focada em tarefas que precisam de ser verificadas; as stories colocam a equipa focada na resolução de problemas para utilizadores reais, pois estas estão escritas na sua perspetiva, criando uma maior empatia por eles.
  2. Permitem colaboração - Com o objetivo final delineado, a equipa pode trabalhar junta para determinar qual será a melhor forma de servir o utilizador, para que responda àquele objetivo.
  3. Conduzem a soluções criativas - Encorajam a equipa a pensar de forma crítica e criativa sobre a melhor maneira de resolver um problema, com um objetivo em mente.
  4. Criam um momentum - com cada Storie passada, a equipa de desenvolvimento goza de um pequeno desafio e uma pequena vitória.
Rita Sousa Project Manager
Partilha
Mais artigos interessantes
image
Techpoint.
O Mundo na Ponta dos Dedos: O Impacto das Aplicações Móveis no Cenário Empresarial
image
Techpoint.
Limpar a cache do navegador: Como e Porquê?
Partilha
logo
We create products with people in mind
Entrar em contactoinfo@codepoint.pt
ouAgendar Call
Utilizamos os nossos próprios cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Para saber que cookies utilizamos e como os desativar, leia a política de cookies. Ao ignorar ou fechar esta mensagem, e a menos que tenha desativado os cookies, está a concordar com a sua utilização neste dispositivo.
Aceitar
Saber mais