O objetivo era aprender com novos talentos e partilhar conhecimento. Prometíamos o nosso tempo, a nossa dedicação e paciência e o nosso ensino. Não nos propuríamos a nada a que não nos sentíssemos capazes… E este era o ano indicado. A verdade é que não fazemos nada por fazer… a meio gás. Por isso quisémos levar o nosso tempo e preparar um programa de estágio memorável e enriquecedor. No fundo proporcionar a experiência de estágio que gostávamos de ter tido.
Definimos o objetivo de formar uma pequena agência composta por uma equipa completa capaz de desenvolver todas as vertentes de um produto digital. Uma vez tomada a decisão abrimos vagas para acolherestudantes das seguintes áreas: design, desenvolvimento de software, gestão e marketing. Preparamos um plano de estágio com objetivos definidos para as 6 semanas de forma a preparar a nossa equipa para receber o programa.
Quando decidimos avançar com o estágio, a equipa realizou uma espécie de brainstorming - onde discutímos temas para o programa. Porém, entretanto, um cliente nosso partilhou connosco uma necessidade que sentia que faltava ao seu negócio e nós decidimos aproveitar essa oportunidade, direcionando esse projeto à nossa equipa de estagiários. Pusémos a fasquia bem elevada. Vamos mesmo pô-los à prova a trabalhar diretamente com um cliente?!
O cliente que nos lançou o desafio, o Patrick, tem uma empresa que ajuda emigrantes que trabalharam na Suíça a organizar as suas reformas, chamada “Reformas na Suiça” . Desta vez, o produto que nos propôs desenvolver, surge de uma necessidade que encontrou no mercado que tão bem conhece: a comunidade emigrante.
Quando alguém abandona o seu país de origem e faz a sua carreira noutro país são muitas as barreiras que encontra: culturais, linguísticas, financeiras. Com o intuito de facilitar a vida e transição de um emigrante para um novo país, o Patrick quis criar uma plataforma que ajudasse os emigrantes nesse processo e na integração.
O desafio passou a ser criar uma ferramenta que facilitasse esta transição, definiram-se as seguintes funcionalidades core:
A principal dificuldade de quem emigra é a barreira linguística. Por isso, a criação de uma ferramenta de tradução rápida e fácil de usar foi o centro deste projeto.
Para fazer vida no estrangeiro, o primeiro passo passa por encontrar emprego. Para ajudar nessa fase, o cliente queria criar um gerador de CVs poliglota, em que bastava aos utilizadores preencher uns campos com as suas informações, escolher o idioma final e… ta-da, tinha o seu currículo prontinho a distribuir.
O mesmo acontecia com documentos como carta de motivação e cartas de rescisão. Ao preencher os dados pessoais na sua língua nativa a plataforma cconvertia aquela informação num documento final personalizado e traduzido na língua desejada.
Resumidamente, a plataforma é uma ferramente de apoio a emigrantes. Além de traduzir conteúdo para a língua estrangeira, oferece acesso a diversos templates de documentos importantes e centrais ao processo de emigração.
Estarão eles à altura?
P.S espreitem o case study do produto desenvolvido aqui.
Ver os estagiários tão entusiasmados e prontos para começar deixou-nos igualmente animados! Mal podíamos esperar por ver as soluções que iriam propôr ao problema, as suas abordagens, os seus métodos de trabalho… No final consideramos a experiência muito enriquecedora para a nossa equipa e para os participantes no estágio. O nosso objetivo de criar uma experiência real foi alcançado.
Ficou para nós evidente que não é o resultado que traz as aprendizagens, mas o caminho percorrido e nesse sentido a dinâmica foi um sucesso. Os estagiários aprendem mas também nos ensinam… ao observar as suas interações, práticas e abordagens.
Além disso, conseguimos a base de um produto com um cliente real e com um propósito bastante relevante…
Bem jogado, não?