Deixem-me contar-vos a história da minha experiência como estagiária de Design para a Codepoint. Vou começar por me apresentar. O meu nome é Andrea Terroso, sou uma rapariga francesa de 19 anos que estuda na ESDMA em Yzeure, no Lycee Jean Monnet.
Vamos puxar a cassete atrás. Há dois meses atrás eu estava em França (onde moro) à procura de um estágio em Portugal e deparei-me com esta agência, onde pensei que me encaixaria perfeitamente... Enviei uma candidatura e desde então fiquei muito ansiosa estava constantemente a verificar a minha caixa de entrada (no email).
Ainda nessa semana recebi um e-mail da Andreia a pedir-me para falarmos através de uma vídeo-chamada. Depois disso, comunicaram-me que fui aceite. Não podia estar mais entusiasmada, pois sabia que a Codepoint é conhecida pelo seu bom Design (sim... fiz a minha pesquisa!).
No início nem queria crer! Lembro-me de me sentir incrédula, mas sabia que queria aproveitar esta oportunidade para aprender e para provar que a merecia.
O meu primeiro desafio foi trabalhar num projeto interno: o processo de idealização de uma Plataforma de Planeamento de Eventos. O objetivo aqui era identificar todas as necessidades e problemas que uma plataforma deste género poderia resolver. E, para isso, fiz muita pesquisa. Foi muito interessante.
Depois, passei ao maior desafio deste estágio: trabalhar num modelo de back office - uma ferramenta universal para gerir o conteúdo de produtos, utilizadores, estatísticas gerais, compras e muito mais. Para mim, foi o maior desafio até agora, porque no meu percurso académico nunca tive um exercício parecido. A equipa mostrou-me o seu BO atual e os seus problemas que este tinha e desafiaram-me a criar uma nova versão melhorada, tendo em conta todo o feedback. Este trabalho foi uma excelente forma de me familiarizar com elementos de Ui, tabelas, escalas, sistemas de design e UX.
Também trabalhei em na construção de imagens para apoio aos estudo de caso, a serem publicadas no website da agência. Foi mais semelhante ao que estou habituada a fazer e gostei muito.
Esta quantidade de trabalho e prazos de entrega ajudou-me a ser mais organizada e metódica.
Como uma jovem estudante francesa, sempre sonhei ter uma oportunidade como esta - num outro país. Desta forma poderia aprender sobre Design, mas também sobre coisas diferentes: uma cultura e uma língua diferentes. 2 em 1, não? Portugal era a opção perfeita, uma vez que lá tenho família (e habitação).
Posso dizer que este estágio foi tudo o que eu esperava... uma experiência muito completa. Aprendi e desenvolvi as minhas competências.
Considerando todas as boas memórias, projetos e trocas de conhecimentos entre mim e os meus colegas, sei que estarei mais preparada para enfrentar qualquer desafio que se avizinha. Sinto que cresci de formas diferentes: desde a forma como trabalho - até à forma como me expresso e acredito em mim própria. Por outras palavras, estes dois meses nesta agência ajudaram-me realmente a crescer pessoal e profissionalmente.
Antes de embarcar nesta aventura tinha a impressão de que os estagiários faziam o trabalho que mais ninguém queria fazer. Mas em vez disso, trabalhei em projetos e processos interessantes, de bastante responsabilidade. Mais importante ainda, a equipa foi sempre muito atenciosa e inclusiva. Os meus colegas foram SEMPRE simpáticos comigo, tentaram ajudar-me e orientar-me, responder às minhas perguntas e estar lá para mim. Preocupavam-se com o que eu estava a sentir sobre o meu trabalho e o perguntavam-me a sobre a minha estadia. A independência que me deram, mostrou que confiavam em mim e encontrar soluções sozinha e dar vida às minhas ideias.
Para resumir tudo, posso dizer que esta experiência mudou a minha perspectiva sobre as coisas. Sei que tudo o que aprendi com eles me ajudará no meu futuro como estudante e como profissional. Mal posso esperar para aplicar todo este conhecimento nos meus trabalhos futuros e partilhá-lo com os meus colegas.
Se és um estudante a pensar se deve ou não candidatar-se a um estágio, espero que isto seja um sinal claro de que o deve fazer! Estou agradecida por ter submetido a minha candidatura. Quero realmente agradecer a todos nesta agência por me acolherem na equipa e por estarem sempre ao meu lado e me orientarem em cada passo. Quero agradecer especialmente a Julia, Sofia e Andreia que me apoiaram e responderam às centenas que fazia por dia.
P.s: É normal ter receio no início. Afinal estamos a lançar-nos para um mundo desconhecido. A Codepoint fez um excelente trabalho a acalmar as minhas preocupações e assegurar-me de que sou boa naquilo que faço. Afinal, só se cresce quando se sai da zona de conforto! Concordam?
Estou agora ansiosa por voltar a cruzar-me com eles.
xoxo, Andrea <3 (lamento que tenha sido demasiado tentador, precisava de ter o meu momento de fofoca ahah)