De certeza que o termo Agile lhe é familiar, certo? Recentemente, os métodos de trabalho foram-se alterando, principalmente no que diz respeito às formas de analisar, organizar e desenvolver projetos. Com origem no universo IT, esta buzzword representa um método alternativo de desenvolvimento de software.
Hoje irei abordar essas metodologias e explicar, como empresa de desenvolvimento de aplicações móveis e web, de que forma é que apoiamos a gestão dos nossos projetos nas mesmas.
Comecemos, antes de mais, por perceber o que define, afinal, um projeto. Um projeto:
Para tornar mais clara a definição de um projeto, podemos usar como exemplo o nosso mais recente projeto, a aplicação móvel START POINT Summit. Este foi um projeto que tinha um objetivo claro: apoiar a 13ª edição da START POINT SUMMIT com uma aplicação móvel (aumentar a interação entre os estudantes e empresas) o que faz dele um projeto único; um início e fim definidos (com datas de começo e entrega); limitações de recursos (ex: tempo e orçamento).
Quando trabalhamos num projeto, pretendemos sempre exceder as expectativas através do produto criado. Para tal, temos sempre em consideração:
No que toca à gestão de projetos, somos adeptos da Metodologia Agile. Enfrenta dificuldades em cumprir prazos, falta de integração entre os colaboradores e a equipa, requisitos do produto diferentes do pedido original? Esta opção pode ser a solução.
Consideramos ser uma metodologia indicada para projetos que exigem rapidez e flexibilidade. Esta forma de organização consiste na divisão do projeto em pequenas partes, que são concluídas em curtos períodos de tempo.
Das várias novas ferramentas que assentam nos princípios ágeis a que se adapta melhor à nossa realidade é o Kanban - uma estrutura de um quadro ou diagrama com colunas em que cada uma está associada a um estado e aqui são colocadas as tarefas nos diferentes estados. As tarefas podem ter diferentes níveis de prioridade de execução e conforme uma tarefa esteja em execução, testes ou concluída, esta será colocada na coluna correspondente. Este quadro deve estar disponível para todos os colaboradores da equipa, para que todos tenham conhecimento do estado das tarefas e do projeto, e para saberem o que têm de fazer quando terminam uma tarefa.
Que impacto é que esta metodologia tem diariamente na equipa?
Do meu ponto de vista além de toda a equipa ficar a saber do progresso das tarefas e do projeto através das daily meetings, esta metodologia também potencia a produtividade e eficiência do grupo.